1º de outubro de 2025🎶 Dia Mundial da Música 🎶 VIVA A MÚSICA NORDESTINA


📅 1º de outubro de 2025
🎶 Dia Mundial da Música 🎶

Hoje é Dia da Música!

Dia de celebrar a música brasileira em toda a sua riqueza, e sobretudo a música nordestina, berço da nossa brasilidade. É o dia do maracatu, do frevo, do baião, do coco, da ciranda, da embolada, do forró que embala gerações. É o dia de dar voz ao Nordeste, que com sua cultura e seus artistas mantém vivo o que faz do Brasil um país único no mundo.

O mundo nos empurra influências de fora — pop americano, modas europeias e tendências digitais que tentam uniformizar tudo. Em muitos centros do país, essas ondas viram padrão e acabam sufocando o que vem do Nordeste. Mas nós não somos isso. Somos resistência. O Brasil que me representa, o Brasil de raiz, pulsa no Nordeste.

Somos a raiz. Somos Dandara. Somos Luiz Gonzaga e sua sanfona, Jackson do Pandeiro com seu balanço, Maria Bethânia dando voz à poesia do Brasil profundo, Alceu Valença atravessando gerações, Gal Costa, Caetano e Gil levando a força da Bahia ao mundo. Somos Olodum, Ilê Aiyê e Timbalada, batida ancestral do nosso povo. Somos Chico Science e a Nação Zumbi, que ergueram o Manguebeat e deram a Recife uma nova identidade cultural. Somos Lia de Itamaracá, a cirandeira das nossas praias.

Somos também Ariano Suassuna, que fez da brasilidade nordestina uma bandeira. Somos João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector, Manuel Bandeira — vozes da poesia que cruzaram fronteiras sem nunca negar o chão nordestino.

Em Pernambuco, berço da verdadeira liberdade e da independência do Brasil, a música e a cultura não se dobram. E em Olinda, os Bonecos Gigantes se erguem como símbolo vivo da cultura nordestina, lembrando ao mundo que resistimos com alegria, criatividade e identidade.

🎶 O Dia da Música é o nosso grito. Enquanto houver zabumba, maracatu, coco e frevo, o Brasil continuará sendo Brasil de verdade. Não precisamos importar símbolos para existir. A nossa cultura é sangue vivo, é história e é futuro.

📌 O Dia Internacional da Música foi instituído em 1975 pelo Conselho Internacional de Música, ligado à UNESCO.

✍️ Cultural Arte, da raiz ao digital
Fernando Kabral
1º de outubro de 2025 – 8h53

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolsonaro, o “Cidadão” Indesejado: quando a vergonha toma assento na Câmara de Olinda (PE)

OS NOVOS EXÉRCITOS DA FÉ: QUANDO O ALTAR VIRA QUARTEL Encontro de Legendários, grupo de homens evangélicos que se reúnem em montes, chama atenção na internet.

Sem querer entrar na polêmica da camisa vermelha… e já entrando.