A Comunicação como Via de Mão Dupla. A comunicação é, antes de tudo, uma via de mão dupla.




A Comunicação como Via de Mão Dupla

A comunicação é, antes de tudo, uma via de mão dupla. É respeito com o telespectador, respeito com o internauta e respeito com a informação. Durante décadas, sempre vi a informação como uma plantinha, uma semente que precisa ser regada dia após dia para que possa dar frutos. Esse deveria ser, até onde sei, o papel dos setoriais da comunicação dos nossos partidos.

Pessoalmente, nem sei quem são os responsáveis pelo setorial de comunicação do PT. E olha que eu rodo de um lado para o outro, entre os becos e esquinas da internet. Vou em eventos, bato papo, faço fofoca nas esquinas virtuais. Mas, mesmo assim, raramente encontro alguém do setorial de comunicação do partido. Por incrível que pareça, encontro mais gente do PSOL, que é uma galera atuante, antenada, que traz novidades e eventos. A comunicação é uma via de mão dupla, onde se respeita mutuamente ao informar e ao reconhecer quando se erra.

Eu trabalho livre, sem coordenação, porque sempre trabalhei dessa forma. E para quem não acha que isso é trabalho, experimente ficar tantas horas disponíveis na rede. É prazeroso quando se tem o dom de informar, respeitando a imparcialidade tendenciosa do conteúdo e dando direito à resposta. Acredito que não existe nenhum veículo de comunicação verdadeiramente imparcial, mas muitos vendem essa narrativa. O sujeito se diz imparcial, mas é terrivelmente petista! Brincadeiras à parte, o ponto é que precisamos reconhecer nossos vieses e trabalhar com responsabilidade.

Gostaria que todo o campo da esquerda tivesse o dom de estar na virtualidade o mais próximo da realidade possível. Fazer desse universo cibernético — tão presente em nossas vidas — algo tão importante quanto a realidade vivida. É aqui, nesse universo digital, que tudo acontece, inclusive nos esgotos da internet, na deep web, lugares que muitos companheiros não frequentam por preferirem espaços mais perfumados e bem cuidados. Mas nós vamos até lá, porque é nas entranhas da rede que precisamos estar. Tem voto, tem eleitor, tem de tudo na internet. É um universo amplo e complexo, que precisa ser explorado com responsabilidade e respeito às leis e regulamentações, porque, afinal, a internet não é a casa da mãe Joana.

Outro ponto essencial é reconhecer o papel crescente da inteligência artificial nesse processo. Ferramentas como a IA têm nos auxiliado não só na organização dos assuntos, mas também em destacar o que é prioridade dentro de cada dia e de cada organização. Essa é uma ferramenta que veio para ficar, e cabe a cada um de nós nos aprimorarmos e aceitarmos uma realidade que é imutável.

— Fernando Social Media Kabral
Olinda, Pernambuco, 3 de abril de 2025.

#PT #Comunicação #MídiaDigital #InteligênciaArtificial #Internet #Militância #RedesSociais #DeepWeb #Responsabilidade #Transparência #FernandoKabral

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolsonaro, o “Cidadão” Indesejado: quando a vergonha toma assento na Câmara de Olinda (PE)

Sem querer entrar na polêmica da camisa vermelha… e já entrando.

Todo Dia É Dia de Índio: 19 de Abril, Dia dos Povos Originários Salvem os povos imaginários, porque são reais, vivos, e seguem resistindo.