Dia 24 de Abril – É o Dia Internacional do Jovem Trabalhador - A Realidade Persistente.




Dia 24 de Abril – É o Dia Internacional do Jovem Trabalhador

A Realidade Persistente

As necessidades do jovem trabalhador ainda persistem, mesmo após anos de diferentes governos. Muitos enfrentam desafios significativos para obter oportunidades dignas no mercado de trabalho. Apesar de avanços, ainda há muito por fazer para garantir que os jovens tenham acesso a educação, emprego e condições de trabalho justas.

O direito de crescer em paz depende de uma sociedade que participe diretamente e reivindique os seus direitos. Como destacou Ricardo Lewandowski, Ministro da Justiça e Segurança Pública, "Tudo isso que estamos construindo aqui é fruto de uma mobilização popular que esperamos estar em franco crescimento."

Políticas Públicas em Andamento

Plano Juventude Negra Viva: Com investimento de mais de R$ 665 milhões, busca combater a violência contra jovens negros e promover inclusão social e oportunidades. "Com esse esforço amplo, pensado de forma conjunta e integrada por tantos órgãos do Governo Federal, podemos observar que a preocupação com a promoção da igualdade étnico-racial e com nossa juventude negra, passa a estar presente na formulação de políticas públicas e seguiremos trabalhando para que isso se intensifique", completou a secretária Roberta.

Programa Pé-de-Meia: Iniciativa para garantir a permanência dos jovens no ensino médio, oferecendo apoio financeiro e social.

Pronatec: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, focado em ampliar a formação técnica e profissional.

Lei do Aprendiz: Legislação que garante a inclusão de jovens no mercado de trabalho, promovendo o aprendizado em situações práticas.

Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes: Instituído pelo presidente Lula, visa ampliar a qualificação social e profissional, promover trabalho decente e assegurar emprego formal e protegido para os jovens.

Plano Crescer em Paz: Estratégia com 45 ações para proteger crianças e adolescentes, prevenir violência e facilitar acesso à justiça.


É inegável que o Brasil ainda tem muito a avançar para garantir os direitos e as oportunidades dos jovens trabalhadores. Contudo, devemos reconhecer e fortalecer as políticas públicas que estão sendo implementadas. Valorizar o jovem trabalhador é lutar por um Brasil mais justo e inclusivo.

Fernando Kabral
Olinda, 24 de abril de 2025 – 7h42
#jovemtrabalhador #direitosjá #trabalhocomdignidade #resistência #fernandokabral13


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolsonaro, o “Cidadão” Indesejado: quando a vergonha toma assento na Câmara de Olinda (PE)

Sem querer entrar na polêmica da camisa vermelha… e já entrando.

Todo Dia É Dia de Índio: 19 de Abril, Dia dos Povos Originários Salvem os povos imaginários, porque são reais, vivos, e seguem resistindo.